O CDI, Certificado de Depósito Interbancário, é uma taxa de juros usada como referência para praticamente todas as operações financeiras no Brasil. Ele reflete a média dos juros cobrados entre os próprios bancos quando realizam empréstimos de curtíssimo prazo entre si, normalmente de um dia para o outro.
MaisA Selic, Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela serve como referência para as demais taxas de juros praticadas no país, como as de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.
MaisA TR, Taxa Referencial, é um indicador econômico criado pelo governo brasileiro em 1991. Seu principal objetivo é servir como referência para correções monetárias em diversos tipos de contratos, especialmente nos financiamentos habitacionais.
MaisO IGP-M, Índice Geral de Preços do Mercado, é um dos principais indicadores econômicos do Brasil. Por refletir de forma ampla o comportamento dos preços, o IGP-M acabou se tornando o índice de referência mais utilizado para o reajuste dos contratos de aluguel e de alguns serviços.
MaisUma dúvida muito comum entre locatários e proprietários é sobre a obrigatoriedade do pagamento da taxa de condomínio, especialmente quando o morador afirma não utilizar a piscina, a academia ou o salão de festas. Além disso, muitos se perguntam: "O que acontece se eu deixar de pagar o condomínio?"
MaisMuitas transações imobiliárias são comprometidas devido a pendências documentais, restrições jurídicas ou falhas no processo de regularização.
MaisVocê já parou para pensar que o valor do seu aluguel pode estar te afastando da conquista da casa própria? Com um bom planejamento e organização financeira, é possível transformar esse gasto mensal em um investimento para o seu futuro.
Mais